Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
homepage
mapa do site
como chegar
contactos
   
  imprimir
 
voltar 
Simbiose Mais Que Perfeita - Exposição de pintura
Sala de Exposições Temporárias da Casa Museu de Monção da Universidade do Minho sábado, 03-11-2018
Não perca esta exposição de pintura que inclui trabalhos figurativos da relação do Homem com a Natureza.
  Simbiose Mais Que Perfeita - Exposição de pintura  
 

A partir do próximo dia 2 e até ao dia 31 de novembro, estará patente ao público na Sala de Exposições Temporárias da Casa Museu de Monção/Universidade do Minho a exposição de pintura da artista Fátima Carvalho intitulada Simbiose Mais Que Perfeita.

Sinopse:
Esta exposição intitula-se Simbiose Mais Que Perfeita uma vez que inclui os trabalhos figurativos da relação do Homem com a Natureza, e a Mãe Natureza existindo Ela própria sem necessidade da presença do Homem.

«A terra nunca tornará a ser como era antes do desenvolvimento da espécie humana. É mesmo assim. Mas o homem irá procurar integrar-se ainda melhor no seu planeta e, para usar um termo ecológico, vai coevoluir com ela. Já não se tratará de parasitismo, mas antes de um verdadeira SIMBIOSE ...
O homem não é superior nem inferior ao planeta. Ele está integrado nele. Ele sabe que não poderia sobreviver sem o planeta, de que é, aparentemente, o produto mais elaborado. Ele sabe que esta condicionante pesa sobre ele e, mais ainda sobre o seu futuro ...
Tudo está interligado: ecologia, economia, natureza, sociedade, ecologia das cidades, ecologia dos campos.
Desde que emergiu, na orla das florestas africanas, o homem luta com a natureza para sobreviver. Ele roubou-lhe o fogo, arrancou-lhe os metais, domesticou o seu solo, planificou o seu espaço, explorou o seu subsolo, poluiu a sua atmosfera. Ele terá agora de compreender que, após a era da exploração, abre-se a da gestão e da protecção. À era do antagonismo, sucede a da HARMONIA». Ecologie des villes, ecologie des champs de Claude Allègre, 1996.
Cito este texto, porque o trabalho apresentado nesta exposição, tenta expressar esta relação do homem com a natureza e a importância que ela tem para a nossa sobrevivência. Assim, numa tentativa de conferir à natureza a relevância que lhe é devida e criar atmosferas de templos divinos, onde o homem assume uma atitude de veneração e respeito, utilizei os metais nobres (ouro, prata e cobre) em detrimento das cores. Também o facto de ter abandonado a figura feminina, instrospectiva e em perfeita sintonia com o ambiente que a rodeia, tenta realçar a ideia de que a natureza para existir, não necessita do elemento humano. Finalmente e uma vez que a obra de Teixeira de Pascoaes me serviu de inspiração para este projecto, gostaria de partilhar convosco estas belas e sábias palavras do seu romance Marânus: «Um só homem possui todo o mundo, a lua enche de luar todo o mar».
Fátima Carvalho

Não perca !!

Horário da Sala de Exposições Temporárias da Casa Museu de Monção/UMinho:
terça a sexta feira: das 09h30 às 12h00 e das 14h00 às 17h00
sábado: das 14h00 às 18h00
domingo e segunda feira: encerrada

Breve curriculum Vitae da artista:
Nasce na Póvoa de Varzim em 1951 e inicia a sua atividade artística em 2003, sob a orientação do mestre Jaime Isidoro.
A partir de 2013 e até hoje, frequenta os Cursos de Formação Contínua na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto de Desenho de Figura Humana 1, Pintura 2, Técnicas de Pintura e Metodologias Processuais e Atelier de Projeto em Pintura.
Atualmente frequenta a disciplina de Práticas da Pintura lecionada pelo Professor Francisco Laranjo e o curso de Acompanhamento de Projeto, orientado pela Professora Joana Rêgo.
Participa no International Congress on Contemporary European Painting que decorreu na FBAUP em 2017; efetua várias exposições individuais e coletivas, bem como algumas mostras a nível internacional tais como: Bienal de arte D?Art Vez, Arcos de Valdevez, 2017; Bienal de Artes Plásticas Festa do Avante!, 2017; ART-MAP  Braga, 2017 ; Lethes Art Ponte de Lima, 2017; Prémio Carmen Miranda Marco de Canavezes, 2017; ART-MAP Ponte de Lima, 2016; X Bienal de Artes Plásticas da Vidigueira, 2016. Está representada em coleções particulares e públicas.


Mais informações em:
www.casamuseumoncao.uminho.pt
www.facebook.com/pages/Casa-Museu-de-MonçãoUniversidade-do-Minho/809321412454696


Contactos:
Casa Museu de Monção/Universidade do Minho
Rua Conselheiro João da Cunha, nº 464950 - 469 Monção
Telefone: +351 251 652104
e-mail: casamuseumoncao@reitoria.uminho.pt
email:geral.casamuseumoncao@reitoria.uminho.pt
www.casamuseumoncao.uminho.pt
www.facebook.com/pages/Casa-Museu-de-MonçãoUniversidade-do-Minho/809321412454696

 
voltar 
 
  © 2024 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por CMM Símbolo de Acessibilidade na Web D.