Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
homepage
mapa do site
como chegar
contactos
   
  imprimir
 

Publicações

O Regulamento da Casa Museu de Monção no seu artigo 4º, nº 1, alínea e) "assegurar uma actividade editorial regular que divulgue as actividades desenvolvidas no âmbito da unidade."


No início do seu mandato a 2ª Comissão Instaladora da Casa Museu de Monção gizou e aprovou um plano de actividades para o 1ª semestre de 2003 que foi apresentado aos jornalistas no Auditório da Casa Museu de Monção, a 6 de Dezembro de 2002, tendo na circunstância sido dada a conhecer a primeira brochura publicada pela Casa Museu: Monção em "O Minho Pitoresco" , fac-simile do capítulo dedicado ao concelho da conhecida obra de José Augusto Vieira de 1886, com introdução do Prof. Doutor José Viriato Capela, de cuja apresentação se encarregou o Dr. Henrique Barreto Nunes.
mais informações em

Monção em

A 26 de Setembro de 2003, foi lançada a segunda obra editada pela Casa Museu de Monção "Monção nas Memórias Paroquiais de 1758" , uma obra com 471 páginas, coordenada pelo Prof. José Viriato Eiras Capela, integrando diversos artigos de outros autores sobre temas diversos de Monção e com a transcrição das Memórias Paroquiais de 1758 para as actuais freguesias que compõe o concelho de Monção.
mais informações em

Monção nas Memórias Paroquiais de 1758

No dia 12 de Março de 2005, a Casa Museu de Monção procedeu ao lançamento da sua 3ª publicação "As Freguesias do Distrito de Viana do Castelo nas Memórias Paroquiais de 1758. Alto Minho: Memória, História e património". Uma volumosa obra composta por 933 páginas da coordenação do Prof. Doutor José Viriato Capela, com os textos das Memórias Paroquiais de 1758 das freguesias dos 10 concelhos do Distrito de Viana do Castelo.
mais informações em

As Freguesias do Distrito de Viana do Castelo nas Memórias Paroquiais de 1758. Alto Minho: Memória, História e património

No dia 12 de Março de 2006, a Casa Museu de Monção procedeu ao lançamento da sua 4ª publicação A Autonomia Galega na Imprensa Periódica Portuguesa (1931-1936), de Norberto Ferreira da Cunha. Esta obra de 245 páginas foi apresentada em sessão pública pelo Prof. Doutor Ramon Villares da Universidade de Santiago de Compostela.
mais informações em

A Autonomia Galega na Imprensa Periódica Portuguesa (1931-1936)

No dia 19 de Junho de 2008, a Casa Museu de Monção vai efectuar o lançamento da sua mais recente publicação O Heróico Patriotismo das Províncias do Norte. Os concelhos na Restauração de de Portugal de 1808 , da autoria de José Viriato Capela, Henrique Matos e Rogério Borralheiro.
mais informações em


No dia 25 de abril de 2014, decorreu nas instalações da Casa Museu de Monção/Universidade do Minho o lançamento da obra Monção entre muralhas com tantas portas quantos os sentidos editada por esta Unidade Cultural da Universidade do Minho.

Trata-se de uma volumosa publicação com 630 páginas que conta com a participação de 39 colaborações, resultando em 34 artigos e 9 testemunhos pessoais. Os artigos tratam as mais diversificadas temáticas envolvendo temas de História política, económica, social e religiosa, para além de outras temáticas que envolvem a Fronteira e especificidades monçanenses como a Coca de Monção.
 mais informações em



2016

Em fevereiro de 2016, a família do Dr. Alberto Gomes (ilustre desportista monçanense), decidiu doar à Casa Museu de Monção da Universidade do Minho um acervo de objetos pessoais deste internacional português.
Para que esta doação fique devidamente registada a Casa Museu de Monção / Universidade do Minho decidiu que a cerimónia que decorreu em fevereiro de 2016, ficasse devidamente registada na edição de um livro.
mais informações em




2016

Em 2017 comemora-se o centenário do nascimento de Maria Teresa Cardeal Andrade Martins Salgueiro e para comemorar essa efeméride decidiu a Direção da Casa Museu de Monção efetuar a publicação das memórias Paroquiais de 1758 correspondentes aos distritos de Lisboa e Setúbal.
mais informações em



2017 1
mais informações em


Trata-se da publicação de uma edição facsimilada pela Casa Museu de Monção/Universidade do Minho de um álbum de versos inédito de João Verde, cujos direitos de publicação foram cedidos a esta Unidade Cultural da Universidade do Minho pelas proprietárias da obra Senhoras Regina e Adelaide Barreto Rodrigues.

Num texto de apresentação da edição desta obra pode ler-se uma breve descrição do álbum manuscrito por João Verde, cerca de 1890, sobre o qual Henrique Barreto Nunes organizador do volume, escreveu: «José Rodrigues Vale utilizou este exemplar intitulado “Poesie” para escrever alguns dos seus versos, certamente já passados a limpo, provavelmente com intenção de os publicar. O álbum, de 20x13 cm, é cartonado e revestido por um tecido decorado com flores que emoldura, na capa, uma pequena gravura reproduzindo uma cena com duas crianças patinando no gelo. Em relevo aparece-nos a palavra “Poesie”. As guardas são constituídas por papel tipo “conqueror”, que protegem 3 cadernos de 10 folhas cada debruadas a ouro. No primeiro encontramos, como se de frontispício se tratasse, uma outra gravura a cores de um cenário idílico e florido, ao gosto neo-romântico, em que de novo surge o título “Poesie” em caracteres bem desenhados em tons dourados, protegido por uma fina folha de papel de seda».
mais informações em



2018

mais informações em





 
  © 2019 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por CMM Símbolo de Acessibilidade na Web D.