Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
homepage
mapa do site
como chegar
contactos
   
  imprimir
 

Publicações

O Regulamento da Casa Museu de Monção no seu artigo 4º, nº 1, alínea e) "assegurar uma actividade editorial regular que divulgue as actividades desenvolvidas no âmbito da unidade."

No início do seu mandato a 2ª Comissão Instaladora da Casa Museu de Monção gizou e aprovou um plano de actividades para o 1ª semestre de 2003 que foi apresentado aos jornalistas no Auditório da Casa Museu de Monção, a 6 de Dezembro de 2002, tendo na circunstância sido dada a conhecer a primeira brochura publicada pela Casa Museu: Monção em "O Minho Pitoresco" , fac-simile do capítulo dedicado ao concelho da conhecida obra de José Augusto Vieira de 1886, com introdução do Prof. Doutor José Viriato Capela, de cuja apresentação se encarregou o Dr. Henrique Barreto Nunes.
mais informações em


Monção em

A 26 de Setembro de 2003, foi lançada a segunda obra editada pela Casa Museu de Monção "Monção nas Memórias Paroquiais de 1758" , uma obra com 471 páginas, coordenada pelo Prof. José Viriato Eiras Capela, integrando diversos artigos de outros autores sobre temas diversos de Monção e com a transcrição das Memórias Paroquiais de 1758 para as actuais freguesias que compõe o concelho de Monção.
mais informações em


Monção nas Memórias Paroquiais de 1758

No dia 12 de Março de 2005, a Casa Museu de Monção procedeu ao lançamento da sua 3ª publicação "As Freguesias do Distrito de Viana do Castelo nas Memórias Paroquiais de 1758. Alto Minho: Memória, História e património". Uma volumosa obra composta por 933 páginas da coordenação do Prof. Doutor José Viriato Capela, com os textos das Memórias Paroquiais de 1758 das freguesias dos 10 concelhos do Distrito de Viana do Castelo.
mais informações em


As Freguesias do Distrito de Viana do Castelo nas Memórias Paroquiais de 1758. Alto Minho: Memória, História e património

No dia 12 de Março de 2006, a Casa Museu de Monção procedeu ao lançamento da sua 4ª publicação A Autonomia Galega na Imprensa Periódica Portuguesa (1931-1936), de Norberto Ferreira da Cunha. Esta obra de 245 páginas foi apresentada em sessão pública pelo Prof. Doutor Ramon Villares da Universidade de Santiago de Compostela.
mais informações em


A Autonomia Galega na Imprensa Periódica Portuguesa (1931-1936)

No dia 19 de Junho de 2008, a Casa Museu de Monção vai efectuar o lançamento da sua mais recente publicação O Heróico Patriotismo das Províncias do Norte. Os concelhos na Restauração de de Portugal de 1808 , da autoria de José Viriato Capela, Henrique Matos e Rogério Borralheiro.
mais informações em





 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por CMM Símbolo de Acessibilidade na Web D.