Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
homepage
mapa do site
como chegar
contactos
   
  imprimir
 

 


AUTO DE DOAÇÃO

Pelo presente auto de doação, ao abrigo do Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF) – Capítulo X, Carlos Alberto Campos Gomes vem contratar-se com a Universidade do Minho para outorga e depósito na sua Casa Museu de Monção dos objetos abaixo discriminados que pertenceram ao seu pai, Dr. Alberto Luís Gomes (Monção, 1915 – Coimbra, 1992), que são singular testemunho da alta expressão que o Dr. Alberto Luís Gomes adquiriu no desporto português, em especial ao serviço da Associação Académica de Coimbra.

Esta doação tem em vista homenagear e conservar a memória de Dr. Alberto Luís Gomes, natural da vila de Monção, na passagem do 1º Centenário do seu nascimento (29 de dezembro de 1915), recordando uma figura que muito se distinguiu no desporto português, em especial ao serviço da Associação Académica de Coimbra. Este Legado servirá de estímulo à realização de atividades culturais neste âmbito pela Casa Museu de Monção da Universidade do Minho, instituição cultural de referência na vila de Monção, terra natal do homenageado.

No dia 20 de fevereiro de 2016, na vila de Monção nas instalações da Casa Museu de Monção, Unidade Cultural da Universidade do Minho, compareceram como outorgantes:
PRIMEIRO – Carlos Alberto Campos Gomes, contribuinte nº 154288080, natural de Monção, residente em Rua Francisco Lucas Pires, lote 9, 4º D, freguesia de Santo António dos Olivais, cidade de Coimbra, filho de Dr. Alberto Luís Gomes, detentor dos objetos abaixo discriminados que quer doar à Universidade do Minho em homenagem à memória do seu pai.

SEGUNDO – Professor Doutor António M. Cunha, reitor da UNIVERSIDADE DO MINHO, com sede no Largo do Paço, 4704-553 Braga, contribuinte nº 502011378, que nessa qualidade outorga em representação da mesma Universidade, em execução da deliberação tomada pelo seu Conselho de Gestão, por proposta da Unidade Cultural Casa Museu de Monção, na reunião de 19 de fevereiro de 2016, que se constitui em aceitante desta oferta.

PELO PRIMEIRO OUTORGANTE FOI DITO que doa à Casa Museu de Monção, Unidade Cultural da Universidade do Minho, os objetos abaixo descritos:

1º O acervo é constituído pelo conjunto de objetos a seguir descriminados:

- camisola da Seleção Nacional de futebol, utilizada no jogo França-Portugal realizado em Paris em 28 Jan. 1940;
- álbum de honra com capas bordadas com os emblemas do Sport Club Vianense e da Associação Académica de Coimbra (1947) e assinaturas de diversas personalidades;
 - salva de prata com a inscrição “Homenagem do S. C. Vianense” e reprodução do respetivo emblema;
- medalha de honra de mérito atribuída pela Câmara Municipal de Monção em 1997,
 - diploma de licenciatura em Letras concedido pela Universidade de Coimbra em 1943;
 - fita da pasta de quintanista em Letras, autografada pelos seus companheiros de equipa da AAC,
- Diploma de sócio honorário do S. C. Vianense (1940),
de que o seu filho Carlos A. C. Gomes faz doação e fiel depositária a Casa Museu de Monção da Universidade do Minho, na qualidade de elementos significativos da vida e ação de seu pai.

Estima-se o valor total deste donativo em 5.000,00€ (cinco mil euros).
A Casa Museu de Monção procederá à receção desta doação em sessão pública, comprometendo-se a que o referido acervo seja devidamente inventariado e recolhido nas suas instalações, sedeadas na vila de Monção, indiviso e bem acondicionado, garantindo a sua perfeita conservação e segurança;

PELO SEGUNDO OUTORGANTE FOI DITO aceitar para esta Unidade Cultural da Universidade do Minho a presente doação, nos termos e condições em que se encontra estabelecida.

Esta doação é feita sob a condição de, se por qualquer circunstância, esta Unidade Cultural da Universidade do Minho, sedeada na vila de Monção, se venha a extinguir, o espólio doado reverterá para o doador ou seus representantes legais.

Assim o disseram e outorgaram.

Monção, 20 de fevereiro de 2016.

Primeiro Outorgante


Carlos Alberto Campos Gomes


Segundo Outorgante


Universidade do Minho – O Reitor, Prof. Doutor António M. Cunha


 
  © 2022 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por CMM Símbolo de Acessibilidade na Web D.