Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
homepage
mapa do site
como chegar
contactos
   
  imprimir
 

Casa Museu de Monção/Universidade do Minho
Roteiro dos espaços


O edifício da Casa Museu de Monção/Universidade do Minho é da segunda metade do século XVIII (1756), tendo sido adquirido pelos avós paternos da Senhora Dona Maria Teresa Cardeal Andrade Martins Salgueiro, nos finais do século XIX, princípio do século XX, não sendo uma casa de brasão, ou com tradição familiar de passar de geração em geração.

Aquando da morte do pai, o Dr. Domingos Andrade, médico em Lisboa, a Senhora Dona Maria Teresa alterou algumas das características mais marcantes da casa, refazendo o quintal que comportava uma extensa vinha de alvarinho e árvores de fruto. Durante 6 meses, o jardim foi totalmente replantado para um lindíssimo jardim aonde apenas manteve a tília e o castanheiro do tempo do seu pai, possuindo 2 zonas de roseiras, camélias, redondenos, latadas de glicínias em diferentes níveis, camélias, plantas de cheiro e tendo colocado uma belíssima fonte Arte Nova originária de uma das residências familiares de Lisboa. De referir que em todas as épocas do ano existe cor neste jardim devido às escolhas cuidadas nas plantas aí colocadas.

Apesar de falecida em Outubro de 2001, desde 1992 aquando do testamento a favor da Universidade do Minho (que apenas os representantes da Universidade tinham conhecimento e sua prima Drª Ana Maria Barata), a Senhora Dona Maria Teresa começou a transformar a Casa para esta se tornar na Casa Museu de Monção - designação atribuída pela Senhora.

 

Esperemos que esta breve descrição o convença a visitar este espaço.

                

 
  © 2022 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por CMM Símbolo de Acessibilidade na Web D.